Pedra na Vesícula: sintomas, causas e cirurgia

Pedra na vesícula Clínica Médica Integrada

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pedra na vesícula é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de pedras na vesícula biliar ou nos ductos biliares. Isso ocorre devido a um desequilíbrio na concentração das substâncias que compõem a bile (líquido digestivo produzido pelo fígado e armazenado na vesícula).

Tende a atingir mais as mulheres, indivíduos acima dos 40 anos, obesos, diabéticos e com o colesterol elevado. 

A causa mais comum para o desenvolvimento desta doença são a má alimentação, obesidade e o sexo feminino. Porém existem outros fatores de risco que também podem ser a causa: 

– Alimentação rica em gorduras e carboidratos 

– Dieta pobre em fibras 

– Níveis de HDL (colesterol bom) baixo, em contraste com LDL (colesterol ruim) alto 

– Sedentarismo 

– Níveis de estrogênio muito elevados 

– Tabagismo 

– Histórico genético 

– Hipertensão 

– Diabetes. 

Seus principais sintomas são dores abdominais, icterícia, diarreia e fezes esbranquiçadas, náuseas e vômito, inchaço abdominal e urina escura. 

Porém, por mais que na maioria das vezes a causa desta condição seja genética, é possível seguir alguns hábitos que vão ajudar a impedir seu desenvolvimento, como: 

– Ter uma alimentação rica em fibras e com pouca gordura, para manter equilibrado o nível de colesterol; 

– Manter o peso ideal, porque contribui para conservar o colesterol controlado e ajudar na prevenção da diabetes e hipertensão 

– Não fumar. 

Quando os cálculos biliares assintomáticos são descobertos por acaso durante a realização de outros exames, indicamos a cirurgia para evitar complicações, afinal nessa fase é o melhor momento de operar. Já para os cálculos que causam sintomas a melhor opção é a remoção cirúrgica da vesícula biliar, o quanto antes, para evitar complicações, tal como a temida pancreatite aguda. 

As cirurgias são realizadas por via laparoscópica, que muitos chamam a laser. 

Além disso, existem medicamentos para dissolver os cálculos, mas são feitos com uma atuação lenta, pouco eficaz e extremamente caros. Normalmente estes remédios costumam ser indicados a pessoas que não podem ser operadas por serem de risco cirúrgico elevado. 

Portanto, se você suspeite de pedra na vesícula, consulte seu médico de confiança! Apenas ele poderá indicar o melhor tratamento para você, mediante suas necessidades e restrições.

Veja outros posts

Clínica Médica Integrada

Conheça a completa Clínica Médica Integrada

Saiba um pouco mais sobre nós! A Clínica Médica Integrada é uma clínica voltada para especialidades cirúrgicas, com um atendimento personalizado e humanizado. Desta forma,