Helicobacter Pylori (ou H. Pylori) é uma bactéria que atinge a mucosa do estômago (que é o tecido que reveste a parte interna do estômago) e pode causar diversas doenças, como gastrites, úlceras, câncer gástrico, etc.
Na maioria dos casos, ela aparece na infância e, por ser assintomática, a maioria das pessoas nem sabe que possui. As causas podem estar relacionadas a más condições de habitação e higiene e a transmissão é através de saliva, comida ou água contaminadas com material fecal ou vômito – até por isso que ela é muito mais encontrada em países onde o acesso a água tratada é menor.
Leia também: O refluxo pode ser um sintoma de hérnia
O que acontece é que, quando a bactéria invade o organismo, através de células inflamatórias (que são as responsáveis por gastrite), ativa o sistema imunológico com infiltração no estômago. Sendo assim, é causado o enfraquecimento de todo o revestimento protetor do estômago, fazendo com que os sucos digestivos comecem a corroer suas paredes e causem as pequenas (ou grandes) feridas.
Como dito, na maioria das vezes, os sintomas e sinais não vão aparecer. Mas, claro, algumas pessoas terão complicações mais graves. E elas sentirão:
- Náuseas e vômitos
- Dor abdominal
- Azia
- Diarreia
- Fome ao acordar
- Mau hálito
- Arrotos frequentes
Em qualquer que seja o caso, é recomendável que faça o tratamento com o acompanhamento médico.
No caso da H. Pylori, é tratada com um inibidor da secreção de ácido e mais dois antibióticos usados em conjunto.
Em média, dura de sete a 14 dias mais o tempo de recomendação do seu médico para curar as feridas que a bactéria, possivelmente, tenha causado.
A CMI – Clínica Médica Integrada – conta com cirurgiões especializados em H.pylori e Gastrite, entre em contato e agende uma consulta.
Unidade Diadema:
Telefone: 011 2375-1217
Unidade Ipiranga:
Telefone: 011 2628-0612